segunda-feira, 1 de junho de 2009

29/11/08

RECEITA DA HELÔ

MASSA CASEIRA
- 1/2 quilo de farinha de trigo
- 6 ovos médios
- 1 colher (sopa) de óleo
- salmora até dar ponto na massa
Em um recipiente
coloque a farinha, o óleo e os ovos (um a um). Misture
com as mãos (neste momento, se necessário, utilize a
salmora para dar ponto). A seguir, sove sobre
superfície enfarinhada. Passe a massa pelo cilindro (ou
abra com o rolo) várias vezes até obter uma massa fina,
sempre polvilhando farinha.
Modele os macarrões talharim, spaguette, lazanha ou
canelone. Cozinhe em água fervente. Escorra e sirva com
o molho de sua preferência. 
Hoje quando fui na comunidade da Helô, vi esta receita e, sem querer voltei no tempo, pois era justamente essa massa que meus pais faziam.
Uma vez por mes, eles tiravam um domingo para fazer macarrão, a copa ficava uma farinha só....depois minha mãe colocava lençol bem branquinho no varal e dependurava
os spaguett, e alí ficavam até secarem, meus pais depois que o macarrão secava, colocavam em sacos papel pardos, sem contar os ravioles e outros tipos de macarrão que eles faziam....meu Deus, que saudades!
Aí fiquei pensando cá com meus botões, adoro a tecnologia, amo o computador, é aqui que venho descansar, mas infelizmente esta mesma tecnologia que nos mostram o mundo em segundos, acabaram com a família, pois para ficar em frente a tv e ao micro, a família se separa...é cada um no seu canto, e aquela cumplicidade de antigamente foi embora...que pena que não se faz mais macarrão em casa, que pena que na maioria dos lares não existe mais, aquele almoço de domingo, onde mães e filhas ficavam com o umbigo no fogão, cozinhando mil coisas gostosas, para o pai , os amigos e parentes.
Como eu gostaria que um gênio da garrafa aparecesse para mim, porque eu iria pedir, que ele colocassse o passado com suas tradições maravilhosas, junto com o presente , cheio de tecnologia.....sei que é um sonho utópico, mas sou uma sonhadora e saudosista, mesmo gostando de ficar em frente ao computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário