terça-feira, 2 de março de 2010

OUTONO

Lembranças boas, o outono me traz.,talvez por ser um tempo mais frio, e minha mãe não deixar os filhos brincarem na rua como no verão, as minhas recordações mais marcantes estão nesta estação.
A um tempinho que não tomo mais leite, pois meu organismo está rejeitando, por isso todas as manhãs tomo chá mate., mas hoje resolvi comprar uma lata de leite em pó, pois estou com vontade de fazer panquecas e, olhando a lata de leite ninho, voltei ao tempo de criança, quando na minha casa só se usava este leite, ou o mococa., e todas as latas vinham com uma medida colorida..uma espécie de colherzinha. Minha mãe, sempre dava estas medidas para mim.., então o que eu fazia?..guardava como tesouro as "colherzinhas".
Mas no meu tesouro tinha mais coisas....tinha a lata de talco quase vazia do meu irmãozinho...não lembro o nome do talco, mas era redondo, verde com uns pintinhos amarelinhos embaixo...a lata de chá preto ingles do meu pai...linda por sinal, vinha sempre com gravuras maravilhosas de londres...os minúsculos talheres que eu pegava da semente do caqui....como eu pegava os talheres?....simples, eu comia o caqui chocolate, tirava as sementes, deixava secar e depois com uma faca , cortava no meio com todo o cuidado, e lá dentro estavam os "talheres"...as vezes apareciam faquinhas, outras vezes vinham garfinhos outras colherinhas...quem ensinou isso pra mim?...a minha mãe oras!.....ô saudades!..,tinha também a caixa de madeira do chá mate leão, com esta eu fazia banquinhos, mesinhas, pois era fácil de encaixar....e nestes dias de outono que não podia ir pra rua...eu simplesmente ficava horas a fio entretida com os meus tesouros, lá no nosso jardinzinho....pegava um monte de pedrinhas fazia um círculo e lá era a minha casa e, na minha cabecinha fértil, eu era uma dona de casa, minhas bonequinhas de corpo de pano com cabeça,pernas e braços de louça, eram minhas filhinhas..as vezes faltava braço ou pernas nas bonecas, mas quando isso acontecia, eu "enfaixava" as coitadas.....e assim bem enfaixadinhas, eu colocava talquinho, trocava as fraldinhas e principalmente, fazia roupinhas com restos de tecidos que minha mãe dava pra mim., com isso minha mãe ficava tranquila, o furacão dela estava sem aprontar.
Outuno tempo de boas recordações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário