domingo, 17 de julho de 2011

São Paulo, 17 de julho de 2011

AS DORES DO PARTO

Ontem meu filho Raul Tabajara casou-se oficialmente com a Juliana...a festa foi linda...tudo foi maravilhoso...
Meu filho Ricardo veio de BH com a esposa Ila, e hoje fomos almoçar fora, na hora do almoço fiquei conversando com a Ila e disse o seguinte a ela:-
Toda mulher sente a dor do parto por duas vezes com o mesmo filho....a primeira dor é muito forte, mas assim que o bebe nasce, esquecemos, pois a nossa cria precisa de nós 24 horas por dia...é um aprendizado tanto para ele como para nós...deixamos de ser um indivíduo para nos desdobrarmos em mil...vamos aprendendo a ser mãe ao longo da vida...erramos, acertamos ...e vamos crescendo junto com eles....e vamos colocando na mente deles, todos os ensinamentos passados por nossos pais e professores....um dia somos enfermeiras, no outro pediatras, no outro catequistas e assim vamos levando a vida , e nos apegando a eles como náufragos na correnteza.
Mas chega o dia que eles vão embora...vão seguir o seu próprio destino....vão formar suas famílias...e é aí que parimos novamente...mas a dor desse parto é muito mais intensa, pois os nossos braços ficam vazios...o nosso ninho fica frio, pois nele não existe mais as risadas, nem os choros, nem as malcriações das nossas crias...e agora?...o que fazer com essa dor?...muitas de nós entram em depressão, outras mais antenadas vão procurar novos horizontes...mas mesmo assim, quando deitamos a cabeça no travesseiro vem aquela saudades de ir no quarto deles para ver se estão bem cobertos... e vem a pergunta terrível...será que eles estam se alimentando direito?
Que parto dolorido e demorado que é esse?...eu mesma tive a síndrome do ninho vazio, pois meus meninos em menos de 4 anos foram todos de uma vez atrás da tão sonhada felicidade., mas não tem importância não, estou aprendendo a viver sem eles...é da vida...eles são passarinhos que aprenderam a voar...
Preciso desaprender de ser mãe...é... lí esta frase em um pps que recebi.....desaprender de ser mãe.....complicado...muito complicado.....este será meu novo parto......desaprender de ser mãe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário